- Home
- Notícias
O SENAI no Brasil
Alavancar o crescimento econômico brasileiro por meio da capacitação, da inovação e da tecnologia. Com esse propósito, foi criado em 1942 o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que hoje forma profissionais em 541 unidades fixas e 452 unidades móveis, espalhadas por todo o país com um padrão de qualidade que é referência dentro e fora do Brasil. E a mesma eficiência demonstrada na formação profissional também se expressa na oferta de serviços, produtos e processos voltados ao aprimoramento e aumento da competitividade da indústria nacional.
O SENAI em São Paulo
Constituem a rede SENAI no Estado de São Paulo 169 unidades de formação profissional: 92 escolas fixas - sendo 3 centros mantidos por meio de acordos de cooperação - e 74 escolas móveis, sendo 4 centros móveis de exames de certificação. É por essa rede, complementada pela educação a distância, que o SENAI-SP oferece ampla gama de cursos e programas que visam suprir as necessidades da indústria brasileira com um reconhecido padrão de qualidade.
Segundo a a concepção pedagógica do SENAI-SP, conhecida como "engenharia pedagógica" o aluno "aprende fazendo": na cotidiana associação entre teoria e prática, ele desenvolve não apenas as competências específicas de sua profissão, mas todas as habilidades e atitudes que o distinguirão no mercado de trabalho pela responsabilidade, organização e capacidade de trabalhar em equipe.
O incentivo à inovação perpassa todas as atividades do SENAI-SP, a começar de suas atividades educacionais, nas quais os estudantes são incentivados à busca constante de conhecimento e à conquista de novas fronteiras.
Fontes:
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. DEPARTAMENTO REGIONAL DE SÃO PAULO. Relatório de atividades SENAI-SP 2017. São Paulo, 2018.
PORTAL DA INDÚSTRIA. O que é o SENAI. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/senai/institucional/o-que-e-o-senai/>. Acesso em: 18 mar. 2019.